sábado, 12 de maio de 2012

Percurso

O percurso podia ser apresentado em forma de mapa mas este não esclarece o tipo de superfície que se deve esperar ou mesmo a riqueza da área envolvente.
Assim, para começar, a imagem que se tem a partir do local de partida que coincide com a meta é a que se encontra à direita.
Não se prevê a presença dos papagaios nesta data mas animação não faltará já que a data coincide com o início da época balnear.

O percurso é feito com a maré baixa e se fosse na hora do pôr do sol, a imagem que se teria seria assim:


Chega a uma altura em que o areal acaba e é necessário algum cuidado a escolher o local onde se colocam os pés. Idealmente segue-se junto às rochas onde o piso é mais seco e resistente.




Depois de descobrir a praia dos piratas segue-se um quilómetro de piso duro. Aqui temos a oportunidade de contemplar as salinas e com alguma sorte, os Flamingos brindam-nos com a sua presença.

De seguida teremos a oportunidade de contemplar a ponte Vasco da Gama. Da nossa perspectiva, a obra de engenharia é muito mais impressionante. Atravessar a ponte de carro não permite tomar-se consciência da sua grandeza.

Por esta altura, e com o calor que se espera, apetece ficar à sombra da ponte mas o ponto de abastecimento está perto, só mais um pouco de areia e uma paisagem que revela o "relvado do rio".

Mais um pouquinho e chegamos ao quais do Samouco, local onde poderão obter água.




No regresso é necessário algum cuidado, ao correrem em direcções opostas os mais rápidos devem procurar o piso mais junto ao rio e os mais lentos, a caminho do posto de abastecimento, devem dar a prioridade e procurar correr mais junto ao interior, evitando a berma do rio. Quando regressarem ao areal principal, não se deixem surpreender pelo vento de frente e apreciem a longa sensação do aproximar da meta.  Ao nascer do sol a paisagem é esta:
Bons treinos.

2 comentários:

  1. Fenomenal....devias alterar a hora da prova para os participantes poderem apreciarem o nascer do sol no regresso. Eu já o fiz várias vezes. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nascer do Sol, Pôr do Sol, com nuvens, sem nuvens, com chuva e vento e até de noite, com farolim na testa. Jó o fizemos algumas vezes.
      Este percurso merece ser eternizado.
      Para termos mais público alvo e respeitar as marés, a hora marcada tem de se manter. Obrigado pelo comentário.

      Eliminar