sábado, 21 de abril de 2012

Bem Vindos

Este blogue pretende concentrar toda a informação referente à Prova do Sal, uma competição de corrida na margem sul do rio Tejo, entre Alcochete e Samouco, que tem o seu ano ZERO em 2012 mas que pretende criar uma tradição com futuro.

Para começar, nada como relatar a origem deste percurso, inspirado na vontade de encontrar a paz e tranquilidade necessária à prática da corrida, associado ao desfrutar de uma paisagem única e diferente do que se pratica na vulgar corrida urbana.

Na pessoa do Carlos Bonito (descrição) é pois relatado o percurso que agora se pretende divulgado e praticado pelos interessados em conciliar uma agradável e económica prática de actividade física com o prazer de descobrir uma das mais belas paisagens da região. A ele se deve a realização desta prova.

Fica desde já uma chamada de atenção para um assunto relacionado com a segurança e outro relacionado com a cidadania:
  1. Segurança: Quem estiver interessado em seguir o percurso proposto de forma individual, deve procurar a hora de maré baixa de forma a não ser surpreendido pela repentina subida do nível da água que no limite pode impedir o regresso seguro ao local de partida. Aconselha-se o transporte de telemóvel e a comunicação a alguém próximo, da intenção de seguir este percurso.
  2. Cidadania: Sendo a praia um espaço pertencente a todos, apela-se a todos para o respeito pelo meio ambiente. Não deitar lixo ao chão e não danificar as barreiras naturais/artificiais das salinas é a única maneira de preservar o bem comum. Devem evitar a todo o custo invadir a área das salinas para não perturbar o seu normal funcionamento e sobretudo, para não incomodar as diversas espécies de aves que aí residem. As salinas podem ser visitadas através de marcação no museu municipal.
Todos os contributos são bem vindos, desde que sejam sérios e respeitem a liberdade de todos pelo que se agaradece a vossa participação.

Alcochete, 21 de Abril de 2012
Fernando Almeida

Sem comentários:

Publicar um comentário